4ª Semana de Fotografia

de 10 a 14 de novembro de 2014

A 4ª Semana de Fotografia HYGINO PUCCINI se iniciou com uma conversa divertida e aberta sobre fotografia com o fotógrafo e empresário Ricardo Puccini, que nos contou um pouco de sua experiência no ramo fotográfico, dando dicas e informações valiosa. Em seguida, Armando Vernaglia Junior, experiente fotógrafo que atua em todo o país, falou sobre “Mercado de Fotografia e Video – como gerenciar sua carreira” com informações importantes para se iniciar no mercado fotográfico. “Newborn” foi apresentada por Bárbara Salomão, fotógrafa que se especializou no tema, com um enfoque bastante prático.

E nos dois dias finais, fomos brindados com a as excelentes palestras de Gil Sibin, fotógrafo, empresário e grande fomentador das artes, fundador do GLOC (Espaço Global de Cultura) com as palestras “Processos criativos e residências artísticas“, com a exibição do videoarte “Entre Margens“, além de uma leitura de portfólio dos associados FCPA, e Workshop sobre “Fotografia Autoral a Construção de Narrativas Poéticas“.

Hygino Puccini

A fotografia, como arte voltada ao registro histórico, ao desenvolvimento artístico e cultural, nada seria sem a existência de pessoas capazes de fomentá-la e fazer com que ela atinja sua devida dimensão. Nesse aspecto, a história da fotografia em Pouso Alegre e região se confunde com a de Hygino Puccini. De origem italiana, nascido na cidade de Luca, veio para o Brasil ainda um menino, e alguns anos mais tarde iniciou um trabalho que ainda hoje é orgulhosamente realizado pelos seus descendentes. Em seu tempo, a fotografia era um trabalho artesanal, em nada parecido com o frenesi tecnológico da fotografia contemporânea. Cada foto tinha a importância de um evento, criava expectativa, registrava momentos e realizações. O ato exigia cuidado, preparação, e o resultado era único, precioso. Os associados do Foto Clube Pouso Alegre hoje tentam resgatar essas características em que a fotografia se torna um resultado maior, muito mais que uma mera sucessão de cliques. Por este motivo, O Foto Clube Pouso Alegre decidiu nomear a Semana de Fotografia em sua homenagem, para que os jovens praticantes possam mirar-se em seu exemplo e adquirir um pouco de sua paixão pela fotografia, e possam realizá-la não só como um meio de vida, mas celebrá-la como arte, assim como fez Hygino Puccini.

Exposições

Palestras

Oficina

Análise de Portfólio

Palestras

Conversa sobre Fotografia

Entre os vários usos e funções da imagem fotográfica, um dos mais facilmente reconhecíveis é o da sua associação com a memória. Tanto no nível pessoal quanto no social, é inegável a capacidade da imagem fotográfica de provocar recordações.

Palestrante: Ricardo Puccini
Fotógrafo e empresário de Pouso Alegre, detentor de imensurável conteúdo técnico e artístico em seu trabalho fotográfico, além do conhecimento histórico que carrega por ter acompanhado de perto a evolução desta atividade em nossa cidade.

Mercado de fotografia e vídeo: como gerenciar sua carreira

Fotografar bem não é garantia de sucesso comercial, qualidade não garante retorno. Além disso, a concorrência aumenta diariamente tornando cada vez mais necessário a fotógrafos que ampliem seus conhecimentos nas áreas de marketing e vendas.

Palestrante: Armando Vernaglia Junior
Com quase vinte anos de experiência como fotógrafo publicitário, Armando Vernaglia tem dedicado os últimos cinco anos à direção de fotografia em documentários, curtas metragens autorais e vídeos institucionais de diversas empresas. Suas experiências no mundo da música, fotografia e vídeo permitiram que ele dominasse as questões técnicas relacionadas tanto à câmera DSLR como ao universo audiovisual. Publicitário formado pela Cásper Líbero, possui cursos de especialização em cinema, edição de vídeo e fotografia pela Academia Internacional de Cinema. É professor e palestrante com mais de 15 anos de experiência nos temas fotografia, cinema, vídeo e arte em diversas escolas e faculdades, como Riguardare, IIF, Senac, Anhembi-Morumbi e Cásper Líbero.

Newborn

A fotografia de recém-nascidos nunca esteve tão visada no Brasil quanto hoje. Cada vez mais fotógrafos brasileiros procuram aprender e aprimorar as técnicas necessárias para registrar os primeiros dias de vida de um bebê. A fotógrafa Bárbara Salomão vem se especializando no assunto e vai participar de um encontro repleto de novidades e troca de informações. Saiba por que as fotos devem ser feitas até 15 dias de vida; por que higiene e segurança são primordiais e conheça melhor a anatomia dos recém-nascidos.

Palestrante: Bárbara Salomão
Fotógrafa de Poços de Caldas, cuja qualidade do trabalho tem sido reconhecido, sobretudo por seu estudo e sua especialização na fotografia de bebês recém nascidos e crianças.

Processos criativos e residências artísticas

É abordado o tema que vem ganhando atenção na cena de produção artística contemporânea, por proporcionar ao artista um deslocamento do seu contexto cultural, fundamental para a revitalização do processo criativo: “Através da mobilidade do artista, que permite conduzir à outros modos de criação e produção, os programas de residência artística têm se multiplicado como instrumento de fomento à formação, experimentação e compartilhamento do fazer artístico. Sua importância é acentuada pela característica de deslocamento do artista para outro contexto cultural – conhecido como área de reterritorialização – com o objetivo de desenvolver um processo de criação artística associada à troca de experiências, linguagens, conhecimentos e realidades”, explica.

Além de falar sobre os programas de residências internacionais, em especial o “Entre Margens”, do qual participou em março de 2013 (na região do Douro, em Portugal), e dos programas que o GLOC passa a oferecer na cidade de Águas da Prata (SP), a partir de janeiro de 2015, Gil transmitirá suas impressões sobre o Seminário Funarte de Residência Artística, que acaba de ser realizado no Rio de Janeiro.

Palestrante: Gil Sibin
Iniciou sua carreira de fotógrafo na década de 80. Selecionado para a exposição Tradição e Ruptura – Bienal de São Paulo de 1984 e para a Mostra Internacional Nikon 84/85, em Tóquio, nos anos seguintes dedicou-se à pesquisa técnica, conceitual e estética, tendo retomado seu trabalho autoral a partir de 2008, quando suas viagens por países dos cinco continentes deram origem a várias séries fotográficas, dentre as quais Morte e Ressurreição e Made in China, objeto de mostras em diversos museus e centros culturais do Brasil, e Aeroportos, exposta no Brasil e Inglaterra. Algumas de suas obras integram acervos públicos do Museu do Douro, em Portugal, Universidade de São Paulo e do Museu de Arte Contemporânea da Bahia, bem como coleções privadas. Especialista em Artes Visuais e Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (SP, Brasil), divide seu interesse atualmente entre a produção autoral e o projeto do GLOC, um centro cultural voltado ao pensamento, discussão, criação, produção e comercialização das artes visuais, em especial fotografia, cinema e videoarte.

Seguiu-se a exibição do do videoarte “Entre Margens”, de Eduardo Menezes e Gil Sibin.

Exposição

Pouso Alegre em Preto & Branco

A imagem fotográfica é um jogo de visão de mundo e imaginação. E nisto reside toda a complexidade de quem capta e a apreende visualmente. Pois se ela é o registro de um tempo e de um espaço, de objetos ou pessoas, será, irremediavelmente, memória de expressão cultural e de significado simbólico.

Registrar a cidade é provar que tudo existe, além de um olhar comum. Por certo, a fotografia reafirma a realidade. Mas não só isso, provamos com ela a nossa existência.

Ao registrar a cidade em preto em branco, entramos no campo sensível da memória. Henri Bergson afirmava que “a memória permite a relação do corpo presente com o passado e, ao mesmo tempo, interfere no processo atual das representações. (…)”… Dessa forma estamos criando memórias, estamos fazendo história.

Fotógrafos: Associados do Foto Clube Pouso Alegre.
Local: Galeria Artigas
Avenida Doutor Lisboa, 201, Centro –, Pouso Alegre – MG
Data: 02/11/2014 a 22/11/2014

Oficina

Conversa sobre Fotografia

A fotografia autoral, o processo criativo, técnicas fotográficas, composição e enquadramento, narrativas, montagem, manipulação digital, apropriação, possibilidades de impressões, acabamentos e concepções de montagem em espaço expositivo, leitura de portfolios e discussão dos processos e narrativas de fotógrafos autorais com o objetivo de provocar a reflexão sobre o desenvolvimento da própria poética.

O que levar para o curso:

Levar um ensaio fotográfico ou um grupo de fotografias sobre um tema (não mais que 30 fotos) ou uma ideia de ensaio ou qualquer inicio de trabalho fotográfico já iniciado, em dimensões a partir de 10×15 cm.

Facilitador: Gil Sibin
Gil Sibin mergulha, desde o final dos anos 70, no mundo oceânico das imagens e dos sentidos que as representam. Artista Visual, curador, agitador cultural, gestor e especialista em Artes Visuais, Multimeios e Educação pela Unicamp – Universidade de Campinas (SP – Brasil), desde sempre é um apaixonado pela riqueza e complexidade da fotografia. A partir do estudo das artes fotográficas, dedicou-se à produção e a prática da ampliação e revelação. Seu interesse atual está relacionado à exploração de novas potencialidades narrativas que ultrapassem os registros fotográficos convencionais, a partir da poética da desconstrução de uma imagem e sua resignificação numa outra, com signos e interesses alterados.

A dedicação à pesquisa técnica, conceitual e estética levou-o ao desenvolvimento de um trabalho autoral consistente, objeto de mais de 25 exposições indivuduais e coletivas em diversos museus, galerias e centros culturais do Brasil, Inglaterra e Portugal. Algumas de suas obras integram acervos públicos da Universidade de São Paulo, do Museu de Arte Contemporânea da Bahia (Brasil), do Museu do Douro (Portugal), bem como coleções privadas, além de dois livros catálogos de mostras coletivas publicados. Há dois anos faz acompanhamento curatorial com Eder Chiodetto, curador do MAM – Museu de Arte São Paulo e do Instituto Itaú Cultural.

Como agitador cultural, foi um dos fundadores da AMITE – Associação dos Amigos do Theatro Municipal de São João da Boa Vista (SP), entidade que administra o teatro, na qual foi presidente numa das gestões e vice presidente em outras três.

Da extensa experiência como gestor empresarial traz consigo a competência em administrar, liderar, planejar, desenvolver pessoas e identificar oportunidades. Visionário, idealizador do projeto e diretor geral do GLOC vem, desde 2009, colocando tijolos sob o seu sonho de viabilizar e disseminar as artes visuais, em especial a fotografia, tendo como princípios a produção artística, a educação e a responsabilidade social. Fez a curadoria e organizou mais de 15 exposições e ministrou mais de 20 workshops no GLOC.

Foi o idealizador, diretor artístico, produtor e um dos curadores do I FESTimagem – Festival Internacional da Imagem, em Águas da Prata (SP – Brasil), realizado pelo GLOC. Sibin é facilitador do Grupo de Estudos e Criação em Fotografia no GLOC Educação, em Águas da Prata (SP – Brasil) desde 25 de julho de 2013.

Análise de Portfólio

Leitura de Portfólio

A leitura de Portfólio é uma ocasião em que o fotógrafo (ou interessado) pode discutir sua produção e suas experimentações em fotografia, com o auxílio de um “leitor” que o oriente a ampliar e a aprofundar o trabalho, indicando referências, cuidados técnicos, modos de apresentação das imagens.
Para essa leitura é pedido que o interessado traga de 15 a 25 fotografias agrupadas por um tema, pesquisa técnica ou concepção estética (retratos, paisagem, etc). As fotos deverão ser produzidas em processo fotográfico em tamanhos que podem variar de 13×18 a 20x30cm. Não se faz qualquer restrição a tratamento da imagem, cor ou preto e branco. No entanto, não serão discutidas imagens que não estiverem impressas em papel.

Leitor: Gil Sibin
Gil Sibin mergulha, desde o final dos anos 70, no mundo oceânico das imagens e dos sentidos que as representam. Artista Visual, curador, agitador cultural, gestor e especialista em Artes Visuais, Multimeios e Educação pela Unicamp – Universidade de Campinas (SP – Brasil), desde sempre é um apaixonado pela riqueza e complexidade da fotografia. A partir do estudo das artes fotográficas, dedicou-se à produção e a prática da ampliação e revelação. Seu interesse atual está relacionado à exploração de novas potencialidades narrativas que ultrapassem os registros fotográficos convencionais, a partir da poética da desconstrução de uma imagem e sua resignificação numa outra, com signos e interesses alterados.

A dedicação à pesquisa técnica, conceitual e estética levou-o ao desenvolvimento de um trabalho autoral consistente, objeto de mais de 25 exposições indivuduais e coletivas em diversos museus, galerias e centros culturais do Brasil, Inglaterra e Portugal. Algumas de suas obras integram acervos públicos da Universidade de São Paulo, do Museu de Arte Contemporânea da Bahia (Brasil), do Museu do Douro (Portugal), bem como coleções privadas, além de dois livros catálogos de mostras coletivas publicados. Há dois anos faz acompanhamento curatorial com Eder Chiodetto, curador do MAM – Museu de Arte São Paulo e do Instituto Itaú Cultural.

Como agitador cultural, foi um dos fundadores da AMITE – Associação dos Amigos do Theatro Municipal de São João da Boa Vista (SP), entidade que administra o teatro, na qual foi presidente numa das gestões e vice presidente em outras três.

Da extensa experiência como gestor empresarial traz consigo a competência em administrar, liderar, planejar, desenvolver pessoas e identificar oportunidades. Visionário, idealizador do projeto e diretor geral do GLOC vem, desde 2009, colocando tijolos sob o seu sonho de viabilizar e disseminar as artes visuais, em especial a fotografia, tendo como princípios a produção artística, a educação e a responsabilidade social. Fez a curadoria e organizou mais de 15 exposições e ministrou mais de 20 workshops no GLOC.

Foi o idealizador, diretor artístico, produtor e um dos curadores do I FESTimagem – Festival Internacional da Imagem, em Águas da Prata (SP – Brasil), realizado pelo GLOC. Sibin é facilitador do Grupo de Estudos e Criação em Fotografia no GLOC Educação, em Águas da Prata (SP – Brasil) desde 25 de julho de 2013.

Gostou da Semana de Fotografia?

O Foto Clube Pouso Alegre promove a Semana de Fotografia anualmente, mas, além disso, temos muitos outros eventos e projetos.

Associe-se já!

Pin It on Pinterest

Share This